quarta-feira, 19 de maio de 2010

Processos de Extração Líquido-Líquido

Extração líquido-líquido (ELL), também conhecida como extração por solvente e partição, é um método para separar compostos baseado em suas diferentes solubilidades em dois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico. É um processo de separação que objetiva a extração de uma substância de uma fase líquida em outra fase líquida. Extração líquido-líquido é uma técnica básica em laboratórios químicos, onde é realizada usando-se um funil de separação. Este tipo de processo é comumente realizado após uma reação química como parte de work-up (rotina de trabalho em laboratório de química visando isolar e purificar o(s) produto(s) de uma reação química).Em outras palavras, é a separação de uma substância de uma mistura por preferencialmente dissolver esta substância em um solvente adequado. Por este processo, um composto solúvel é normalmente separado de um composto insolúvel. Extração de solvente é utilizado no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostos orgânicos finos, o processamento de perfumes e outras indústrias.




Mecanismos da Extração

O mecanismo do processo de extraçao ocorre, basicamente, de acordo com as seguintes etapas:

- mistura ou contato íntimo entre o solvente e a solução a ser tratada. Ao longo desta etapa, ocorrerá a transferência do soluto da solução para a fase solvente;
- a separação entre a fase líquida da solução, denominada de refinado, e a fase líquida solvente, denominada de extrato;
- recuperação do solvente e do soluto.

Para a recuperação do soluto do solvente,é necessário que estes tenham características que permitam a separação dos mesmos através de um simples processo de destilação ou qulaquer outro tipo de separação simples e possivel.
O ciclo da extração é de forma que a massa específica do solvente é menor do que a massa específica da solução, para que seja possível a extração.