segunda-feira, 1 de março de 2010

Secagem



Esta entre as operações mais usuais na indústria química. Que esta destinada à remoção de um líquido agregado a um sólido para uma fase gasosa através de vaporização térmica, e tem como finalidade reduzir o teor de umidade do produto a nível adequado à sua estocagem por um período prolongado, mantendo ao máximo a sua qualidade. Existe 2 classificações para os secadores: o direto e o indireto. Existe diversos tipos de secadores e um dos mais importantes é o secador rotativo.

O secador rotativo é constituído por um cilindro que gira mediante suportes apropriados, usualmente um pouco inclinado em relação à horizontal. Os sólidos da alimentação entram por uma extremidade, de onde saem como produto acabado. Os gases de saída são descarregados, em geral, num equipamento de eliminação de poeira e fumaça para evitar a contaminação da atmosfera.
As fontes de calor podem ser múltiplas: queimadores para biomassa, biocombustíveis, resistências elétricas, carvão mineral, coque, mas as condições operacionais ideais de um secador rotativo são sempre a utilização dele mediante um ciclo combinado com a cogeração energética, para reduzir drasticamente os custos energéticos; onde existir um grupo eletrogêneo, por exemplo, é possível enviar os gases de descarga para câmara de mistura instalada antes do secador, obtendo assim uma significativa economia de energia.
O sistema de secagem de cilindro giratório consiste principalmente no secador, fornalha hot-air, exaustor, coletor do ciclone da eficiência elevada, ventilador do dinamitador, secador encapsulated do alimentador do raspador é consiste principalmente no corpo giratório, placa de alimentação da matéria- prima, condução e dispositivo de apoio, etc. A especificação é ajustável [(1.5m-5.2m) ×L m], capacidade é 10t/h-500t/h.


SECAGEM DO CARVÃO



A Fornalha é alimentada por finos de carvão para dar a temperatura necessária para secagem de carvão, que varia de 800ºC á 950ºC. A fornalha fica próxima do secador, de onde parte uma tubulação conduzindo a caloria até o cilindro giratório do secador. O carvão é colocado dentro de um silo, e por baixo dele existe um alimentador que determina a quantidade de material despejado na correia que é controlado por “red” no painel do secador. Dependendo da umidade do carvão ajusta-se os “reds”, quanto mais úmidade menos “red”, quanto menos umidade mais “red”.Os “reds” controlam a velocidade do alimentador. Depois de passar pelo alimentador o carvão é transportado através de correias até o cilindro giratório onde é feita a secagem, no painel é controlado a temperatura que varia de 250ºC a 300ºC. Saindo do cilindro giratório o carvão cai encima de outra correia onde o operador do painel verifica visualmente se o material esta úmido ou seco, se o material cair com fumaça (vapor) o operador tem que baixar o reds para melhorar a secagem. Depois de passar por todo esse processo o próximo passo é a moagem.

Um comentário:

  1. nossa, quanta disponibilidade de assuntos para pesquisas, ual!
    esse blog vai ser top!

    ResponderExcluir